Dois meses de trabalho solidário no Peru

Resultado de imagen para medicos cubanosPIURA, Peru.– Uma brigada médica cubana completou dois meses de intenso trabalho solidário nesta cidade do norte peruano, na qual realizaram 20.347 consultas, segundo o chefe do grupo, Rolando Piloto.

O médico, com ampla experiência em missões internacionais em situações de desastre, indicou que na atual etapa de suas atividades, iniciadas quando Piura estava sob um dilúvio, totalmente alagada e em uma verdadeira crise humanitária, a brigada está focalizada principalmente na luta contra a dengue.

«Temos pessoal durante 24 horas nessa tarefa de atendimento a doentes da dengue no hospital de campanha levantado pela emergência das chuvas e enchentes», informou em um diálogo com a Prensa Latina.

Ainda, os médicos cubanos se deslocam diariamente para atender a população dos principais refúgios nos quais vivem em barracas milhares de danificados, cujas moradias foram arrasadas pela água ou ficaram impossíveis de recuperar.

O principal desses refúgios é o denominado 980, que alberga 10 mil danificados que oficialmente se determinou que se estabeleçam ali de forma permanente e que ali sejam construídas suas moradias.

Ainda mais, os 23 profissionais da saúde que integram o Contingente Internacional Henry Reeve, em seus dias livres realizam campanhas de saúde em comunidades próximas, como duas do município La Arena, cujas autoridades os condecoraram por seu esforço solidário.

No hospital de campanha, os cubanos já atenderam 968 casos de dengue, evitando que se agravem e morram. Indicou que nas últimas duas semanas os especialistas cubanos, com perfil epidemiológico, trabalham na assessoria à direção regional do Ministério de Saúde, no combate ao vetor da dengue.

Segundo Piloto, o problema é grave, porque há uma incidência de 5,7% de moradias com presença do mosquito Aedes aegypti.

Finalmente, qualificou de magnífico o relacionamento da brigada com a população. (PL)

 

Anúncios

Publicado em 01/06/2017, em Cuba, Peru, Saúde. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: