A publicidade aposta em Cuba como destino turístico

Los mejores sitios turísticos de Cuba y lugares de interés

UMA breve aproximação das práticas da Agência de Comunicação Publicitur S.A. é válida em meio do apogeu da indústria do lazer e as viagens na Ilha. Esta empresa, que oferece serviços integrais de promoção e publicidade ao Ministério do Turismo e às suas entidades em Cuba é responsável pelos eventos mais importantes do setor turístico, diga-se a Feira Internacional do Turismo (FitCuba), a Feira Internacional de Havana (Fihav) ou o Evento Internacional do Turismo de Natureza (Tumat).

Segundo opina a presidenta da entidade, Amalia Rangel, o turismo é um setor de comunicação responsável, que demanda trabalhar ativamente com as novas tendências e fornecedores especializados no trabalho publicitário e de promoção. Igualmente, resulta importante para a promoção da ‘Imagem Cuba’ manter estreitos vínculos com diferentes empresas e organismos, que possibilitem a atualização comunicativa do destino.

A especialista reconhece que as novas tecnologias da informação e as Comunicações vieram substituir os padrões da publicidade clássica nos mercados. «Devemos comunicar-nos com nossos clientes com a linguagem que eles gostariam de escutar e ver», significa.

«Por outro lado, a sustentabilidade da promoção turística, além de se manter atualizada com as mais recentes tendências mundiais, precisa de um produto de qualidade e isso não depende só das bondades ambientais da natureza, mas também das bondades do povo», explica Rangel.

A funcionária, que está em meio dos trabalhos da 37ª edição de FitCuba, inaugurada no dia 3 de maio em Holguín, refere que o evento evidencia o trabalho realizado na Ilha em prol de melhorar a imagem turística do país e potencializar «as atraentes áreas naturais, culturais e históricas de um destino de extraordinária beleza e segurança, com um povo culto e hospitaleiro».

Segundo acrescenta a funcionária, esse é o evento mais importante da indústria turística cubana, favorecendo o crescimento do número anual de participantes especializados e a diversidade de países que desejam aproveitar novas oportunidades de negócios e manter responsavelmente outros. «É um momento para que o turismo ofereça informação atualizada acerca de seus destinos, modalidades e produtos», expressa.

UMA EXTENSA ALIANÇA COM BENEFÍCIOS MÚTUOS

Segundo Rangel, há iniciativas, como a EBM Marketing Solutions, companhia estabelecida na Ilha, em 2014, com a sede principal na Espanha, que são de importante referência entre os mais destacados fornecedores que apoiaram a Publicitur, em um mesmo empenho; ideias e produtos modernos.

A presidenta argui: «A EBM e a Publicitur mantêm objetivos comuns no desenvolvimento do turismo, através de um vínculo comprometido de trabalho. Quer dizer, que a ampla presença da EBM na Ilha maior das Antilhas permitiu compreender os objetivos do setor e isso dá maior dinamismo aos processos de negociação e contratação. Exemplo disso foi a participação de empresas estrangeiras na produção de materiais de ambientação para a Fihav 2016».

«Durante mais de uma década, assevera a representante da Agência de Representação, do Ministério da Cultura (entidade legalmente vinculada com a RESCA), Mirtha Carmona, que a EBM concorda com a política cubana que defende a estreita relação cultura-turismo e compreendeu sua importância primordial para a divulgação da identidade do país nor-teada ao mundo. Daí, expressa, que as empresas do setor turístico sejam um dos mercados principais da companhia».

«Inicialmente, lembra Carmona, foi implementado, de maneira muito harmônica, um processo de comercialização de produtos personalizados, que a EBM entregava como fornecedor, a Comercial Lauros, da Artex S.A. era o comprador e as empresas do turismo eram as receptoras finais.

Dessa forma, desenvolveram-se suportes para uso nos hotéis que refletiam as obras de artistas das artes plásticas cubanas. Ao mesmo tempo, permitia promover e identificar um hotel com sua marca e mostrar aos visitantes uma das principais atrações nacionais: a cultura artística.

Sob esse mesmo conceito, a EBM proporciona materiais para a venda ao turismo, como destino final. Nelas aparecem dossiês com as obras de pintores cubanos e souvenirs para o Museu Nacional das Belas Artes e lojas do Instituto Cubano da Arte e Indústria Cinematográfica e de Artex, bem com um projeto de comunicação digital para a Agência de Turismo Cultural Paradiso.

O vínculo da EBM, o qual propõe um marketing previsto só para Cuba, com o trabalho publicitário das empresas turísticas, foi constante. A diversidade de materiais personalizados (uniformes, bandeiras, rádios, guardachuvas, guardanapos, caixas térmicas, equipamentos expositivos para feiras, tendas) para redes hoteleiras e empresas que oferecem serviços conexos para o turismo, com propostas não só produtivas, mas também diferenciadas através dos padrões de cada empresa, segundo percebem.

Destaca que a realização da FitCuba 2016 outorgou à EBM a principal responsabilidade de decorar o recinto de feiras de La Cabaña e desenvolver a campanha de identidade do evento. «Na ocasião, destaca Carmona, realizou-se, em tempo real, um programa de acompanhamento do evento nas redes sociais, com marcante ênfase na promoção do destino turístico cubano».

Esta experiente empresa ibérica apresentou um novo catalogo de equipamentos e serviços relacionados com a tecnologia digital de última geração, que promovem soluções integrais para conseguir a conectividade dos turistas durante sua estada nas instalações da Ilha.

Igualmente, o catálogo dispõe de ligeiros e modernos equipamentos, como dispositivos sem fios para recarregar câmaras e celulares, de forma a assegurar o conforto dos visitantes em qualquer lugar turístico em que estiverem. A novidade e funcionalidade de uma dessas ferramentas mereceu o Prêmio de Design, na Fihav 2016.

A especialista adverte que a limitante atual de importação das empresas cubanas influi na capacidade de venda dos produtos da EBM, apesar de que existe uma alta demanda.

Carmona refere que vieram trabalhando, a partir de 2016, no sentido de reencaminhar sua estratégia comercial, mudando o paradigma de vender produtos importados pelo de gerir o investimento publicitário de empresas estrangeiras com interesse de se tornarem conhecidos na Ilha, como aconteceu em dezembro de 2016, com a participação da EBM na entrada em Cuba da linha aérea Turkish Airlines.

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Publicado em 09/05/2017, em Cuba. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

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