Garantia para a saúde infantil

UNS 471.888 meninas e rapazes receberão suas doses da vacina oral da poliomielite, durante os meses de fevereiro e abril de 2017, como parte da 56ª Campanha Nacional de Vacinação Antipoliomielítica Oral, que terá como âmbito todas as policlínicas do país, informou ao jornal Granma o doutor Francisco Durán García, diretor nacional de Epidemiologia, do Ministério da Saúde Pública.

A primeira etapa da campanha será realizada de 20 a 26 de fevereiro, enquanto a segunda etapa estará compreendida entre os dias de 17 a 23 de abril deste ano.

De acordo com o especialista, dos menores que serão imunizados, 363.778 têm menos de três anos e a estes lhes será administrada a vacina em ambas as etapas; entretanto 108.110 meninos e meninas de nove anos receberão a reativação oral na segunda etapa da campanha.

As autoridades de Saúde lembram à população ter em conta que esta vacina não deve ser administrada àquelas crianças com febre elevada, vômitos ou diarreias e se deve esperar 30 minutos antes e depois da vacinação para ingerir água ou alimentos. Tampouco deve ser utilizada nas crianças com imunodeficiências.

No período compreendido desde 1962 até 2016 foram aplicadas em nosso país, aproximadamente, 83,8 milhões (8.800.000) doses da vacina antipoliomietítica, o qual tem garantido a proteção da população cubana menor de 69 anos contra a poliomielite.

Cuba converteu-se no primeiro país da América Latina a ser declarado território livre desta doença e mantém 99.5% de cobertura de vacinação nos diferentes grupos de população e tem hoje 14 doenças infecciosas eliminadas, nove que não constituem problema de saúde, cinco com muito baixa incidência e umas 29 doenças e formas clínicas sob controle. Destas, 18 com esquema de vacinação. A mortalidade por doenças infecciosas encontra-se no território nacional abaixo de 1%, pelo qual não está entre as principais causas de morte dos cubanos.

Anúncios

Publicado em 14/02/2017, em Político. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: