Fazer crescer o bem-estar de nossos povos

BÁVARO, República Dominicana.—A comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) começou a terça-feira, 24 de janeiro, sua 5ª Cúpula com um minuto de silêncio. Um minuto de silêncio para honrar Fidel, «quem foi precursor da Celac e um firme crente durante sua vida toda, de uma América Latina unida na senda do progresso».

Assim expressou o presidente Dominicano Danilo Medina durante a cerimônia inaugural da reunião de alto nível de Chefes de Estado e de Governo, a qual assistiu o general-de-exército Raúl Castro Ruz, Presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros.

«A Celac tem uma grande responsabilidade: zelar sempre pelos interesses de nossos povos», destacou o Presidente da República Dominicana. Não é tempo de isolar-nos nem recuar, mas sim de estreitar nossos laços para avançar. Urge procurar soluções latino-americanas e caribenhas aos problemas latino-americanos e caribenhos», assinalou.

Photo: Estudio Revolución

Também evocou José Martí, porque lembrá-lo resulta imprescindível quando se fala de Nossa América. «Os povos que não se conhecem devem-se apressar para se conhecerem, como aqueles que vão ao combate juntos, citou ao Apóstolo.

Vamos a conhecer-nos, unir-nos e lutar juntos, com o orgulho de nossos pais fundadores; vamos a lutar por esta Pátria grande que sonharam nossos antepassados e merecem nossos filhos, insistiu o presidente Danilo Medina.

 

CONTINUAR TRABALHANDO A FAVOR DO CONCERTAMENTO POLÍTICO

O general-de-exército foi o primeiro presidente em chegar o dia 24 de janeiro, ao aeroporto internacional de Punta Cana para participar na 5ª Cúpula da Celcac, que tem lugar no Centro de Convenções Barceló Bávaro.

Perante a mídia presente li, Raúl cumprimentou ao povo dominicano, depois de ser recebido por Hugo Rivera Fernández, vice-ministro das Relações Exteriores, quem asseverou, «constitui um orgulho ter ao presidente cubano aqui, pois se estreitam os laços históricos e de amizade com todos nossos países latino-americanos e caribenhos».

«É muito importante sua participação nesta reunião da Celac onde estamos todos os povos unidos da América Latina e do Caribe. A Celac é uma unidade de diálogo entre nossos povos», considerou Rivera Fernández em suas declarações à imprensa cubana.

A delegação da Ilha maior das Antilhas esta integrada, também, pelo chanceler Bruno Rodríquez Parrilla, os vice-ministros das Relações Exteriores, Abelardo Moreno e Rogelio Sierra, bem como o embaixador de Cuba na República Dominicana, Carlos de la Nuez.

Cuba assiste à cúpula com a convicção de que constitui uma nova oportunidade para continuar trabalhando a favor do concertamento político, a unidade e a integração latino-americana e caribenha em benefício de nossos povos.

Durante a jornada do dia 24 de janeiro, também foi realizada a Reunião de Chanceleres, inaugurada por Miguel Vargas, ministro das Relações Exteriores da República Dominicana, que agradeceu o valioso apoio recebido por parte dos estados membros durante a Presidência Pro Tempore de seu país.

«Temos dado um passo em frente na consolidação da Celac como voz de nossa região, como interlocutor por excelência da América Latina e o Caribe perante dos mais importantes representantes da comunidade internacional», disse o chanceler dominicano.

De acordo com programa oficial do evento, o dia 25 de janeiro, os chefes de Estado das delegações que assistem a esta importante cúpula realizarão seus discursos; serão adotadas a Declaração Política de Punta de Cana, o Plano de Ação da Celac para o ano 2017, bem como as declarações especiais que incluem temas de interesses comuns para nossos povos. Finalmente, será realizado o traspasso da Presidência Pro Tempore de El Salvador.

Anúncios

Publicado em 27/01/2017, em Político. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: