5ª Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac)

Imagen relacionadaA 5ª Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) terá lugar entre 24 e 25 de janeiro em Punta Cana, República Dominicana. «Cuba vai a este encontro com a expectativa de que contribua para o fortalecimento da Comunidade, fundada em 2011 e por essa via ao da unidade dentro da diversidade», sustentou, em 18 de janeiro, o vice-chanceler Abelardo Moreno.

Em um encontro com a imprensa, o vice-ministro cubano das Relações Exteriores recalcou o fato de que o próprio general-de-exército e presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, Raúl Castro, referiu-e a que essa unidade dentro da diversidade é imprescindível.

«São muitos os temas que serão tratados no encontro, mas pensamos que há alguns que têm particular importância para nosso país», sustentou Moreno, quem pôs como exemplo o acompanhamento que a Cúpula de Punta Cana pode dar ao cumprimento da Proclamação da América Latina como Zona de Paz.

Em outro momento, o vice-titular sustentou que Cuba espera, ainda, que a Celac possa retomar o rechaço que manteve desde seus começos, ao bloqueio econômico, financeiro e comercial imposto pelos Estados Unidos. «Esperamos que continuasse respaldando Cuba em nossa reclamação do território que hoje ocupa a base naval em Guantánamo», disse.

Moreno mencionou que em cúpulas anteriores a Comunidade manteve uma posição muito clara contra a política de pés secos-pés molhados do governo estadunidense, derrogada na semana passada. A esse respeito considerou que a Celac deve saudar a eliminação da mesma e do Programa de Parole para médicos cubanos, e ao mesmo tempo continuar reclamando o levantamento da Lei de Ajuste Cubano.

Em outro momento, Moreno disse que Cuba espera se continue consolidando a aceitação de que Porto Rico é um país latino-americano e caribenho e deve ser independente.

Ainda, que se continuem desenvolvendo as posições regionais em temas como o desarmamento nuclear, desenvolvimento, igualdade de gênero, e tudo aquilo que está na agenda da Comunidade desde seu começo.

Anúncios

Publicado em 19/01/2017, em CELAC, Cuba, Raúl Castro, República Dominicana. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: