Ministério das Relações Exteriores de Cuba rejeita uso da força contra diplomatas

O Ministério das Relaciones Exteriores da República de Cuba soube com espanto e indignação as informações chegadas de Buenos Aires sobre a agressão física de que foi alvo as delegações da Venezuela e a Bolívia.

O Ministério das Relaciones Exteriores da República de Cuba soube com espanto e indignação as informações chegadas de Buenos Aires sobre a agressão física de que foi alvo as delegações da Venezuela e a Bolívia, que chegaram para participar, no dia 14 de dezembro de 2016, de uma reunião do Mercosul, organização da qual o primeiro país é estado membro e o segundo encontra-se em processo de ingresso.

A força policial e a violência desmedida empregada contra os ministros das Relações Exteriores Delcy Rodríguez Gómez e David Choquehuanca Céspedes e seus acompanhantes, constitui um ato que viola as convenções de Viena sobre as relações diplomáticas. Nada justifica o emprego da agressão física em uma reunião internacional contra representantes oficiais de outros governos, um dos quais, ainda, é mulher.

O Ministério das Relações Exteriores da República de Cuba condena estes fatos, que não se teriam produzido, caso tiverem sido atendidos os compreensíveis reclamos da Venezuela; insta as partes a buscar o diálogo e a negociação, e fez um apelo para impedir, por todas as vias, que as condutas próprias do fascismo e as ditaduras militares possam repetir-se entre nações irmãs da nossa região.

Havana, 14 de dezembro de 2016.

 

Anúncios

Publicado em 15/12/2016, em Político. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: