Cuba e a União Europeia assinam Acordo de Diálogo Político e Cooperação

BRUXELAS.— Representantes de Cuba e a União Europeia (UE) assinaram em 12 de dezembro um Acordo de Diálogo Político e Cooperação, considerado o marco para o desenvolvimento dos vínculos sobre a base da igualdade, a reciprocidade e o respeito mútuo, informou a PL.

O documento foi assinado pelo ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, e a alta representante de Política Exterior da UE, Federica Mogherini, bem como por representantes dos países que integram o bloco comunitário.

Em declarações durante a cerimônia, Rodríguez e Mogherini reconheceram a alta significação do acordo para el desenvolvimento das relações bilaterais, olhando ao futuro.

Ambos os diplomatas tiveram, nesse mesmo dia, um encontro na sede do Conselho Europeu, em Bruxelas, após o qual assinaram o acordo.

O chanceler cubano afirmou que os vínculos econômicos com a Europa continuará sendo uma prioridade para a Ilha, na construção de uma economia socialista eficiente e sustentável.

De sua parte, a chefa da diplomacia europeia, também destacou a Fidel Castro como uma figura histórica e enviou suas condolências ao governo e ao povo de Cuba, após o falecimento do líder revolucionário.

A rubrica tem lugar depois da abolição da chamada Posição Comum, adotada pelo bloco regional, em 1996, que desde o começo foi rechaçada por Havana devido ao seu caráter unilateral, ingerencista, seletivo e discriminatório, indicou recentemente o vice-chanceler da nação caribenha Abelardo Moreno.

Anúncios

Publicado em 14/12/2016, em Cuba, FIDEL, UE. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: