Raúl recebeu o presidente de Honduras

O presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, general-de-exército Raúl Castro Ruz, recebeu na quinta-feira, 24 de novembro, o presidente da República de Honduras, Exmo sr. Juan Orlando Hernández Alvarado, quem se encontra de visita oficial em nosso país.

Durante o cordial encontro ambos os presidentes conversaram sobre o estado atual das relações bilaterais e ratificaram a vontade de continuar fortalecendo os vínculos políticos, econômicos, comerciais e de cooperação. Ainda, trocaram ideias sobre temas da agenda internacional.

O distinto visitante veio acompanhado da secretária das Relações Exteriores e Cooperação Internacional por Lei, María Dolores Agüero Lara; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Arnaldo Castillo; a secretária de Estado no Despacho da Saúde, Edna Yolani Batres; o secretário de Estado no Despacho do Turismo, Emilio Silvestri e outros membros da delegação.

Pela parte cubana participaram o ministro do Comércio Exterior e o Investimento Estrangeiro, Rodrigo Malmierca Díaz; o ministro do Turismo, Manuel Marrero Cruz, bem como o ministro interino das Relações Exteriores, Marcelino Medina González; a vice-ministra da Saúde Pública, Marcia Cobas Ruiz e o diretor-geral a.i. da América Latina e o Caribe do Minrex, Carlos R. Zamora Rodríguez.

CUBA E HONDURAS APOSTAM EM AMPLIAR LAÇOS ECONÔMICOS

Com a presença de Juan Orlando Hernández, presidente de Honduras, y Rodrigo Malmierca, ministro do Comércio Exterior e o Investimento Estrangeiro de Cuba, teve lugar, em 24 de novembro, um encontro empresarial entre ambas as nações.

O presidente centro-americano, de visita oficial na Ilha, referiu que as relações bilaterais entre seu país e a nação caribenha sempre têm sido de apoio e irmandade, e recalcou que os hondurenhos nunca esquecerão a solidariedade oferecida por Cuba em seus momentos mais difíceis.

Hernández referiu-se ao Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico de Honduras 20/20, o mapa ou roteiro de seu país para os próximos 5 anos, focalizado na atração de investimentos estrangeiros.

20/20 é o instrumento para a promoção da dinamização dos setores produtivos do país, entre os que se distinguem seis por seu alto nível de competitividade e elevado tamanho de mercado: turismo, têxteis, serviços empresariais, agro-indústria, moradias e manufatura intermédia, referiu.

Entre as ações propostas para conseguir esses objetivos encontram-se desenvolver um potencial logístico, facilitar o comércio, expandir os mercados, combater a corrupção e conseguir maior integração econômica regional.

De sua parte, durante as palavras de abertura, Malmierca, recalcou que ambos os países latino-americanos têm históricos laços de amizade, solidariedade e cooperação.

Igualmente, lembrou que a colaboração médica cubana em Honduras iniciou-se em 1998, após a passagem por essa nação dos furacões Mitch e George, e até seu fim, em dezembro do ano passado isso «implicou a presença de 2 000 colaboradores da saúde, os que realizaram quase 30 milhões de consultas e salvaram mais de um quarto de milhão de vidas hondurenhas».

Susana Enríquez, assessora jurídica do Grupo de Promoção dos Investimentos da Câmera do Comércio cubana explicou aos presentes o Marco legal para o investimento estrangeiro em Cuba e a Pasta de Oportunidades 2016, lançada durante a passada edição da Feira Internacional de Havana.

Ademais, durante a jornada foi subscrito o Marco de Negociação para conseguir no ano próximo um Acordo de Alcance Parcial que permita maior acesso aos produtos de ambas as partes a seus mercados; o Acordo de Colaboração entre ProCuba e ProHonduras para facilitar as trocas bilaterais dos empresários e um Plano de Ação para promover ações conjuntas no turismo.

Juan Orlando Hernández, presidente de Honduras, chegou em 24 de novembro, em uma visita oficial, ao aeroporto internacional José Martí da capital, onde foi recebido pela vice-ministra cubana das Relações Exteriores, Ana Teresita González.

Nesse dia, à tarde, o presidente hondurenho teve conversações com o presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, general-de-exército Raúl Castro.

Anúncios

Publicado em 25/11/2016, em Cuba, Honduras, Raúl Castro. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: