ONU debate sobre ameaças à paz durante conflitos internos

Nações Unidas, O Conselho de Segurança da ONU realiza um debate aberto para abordar as respostas aos desafios que representam durante os conflitos internos os grupos terroristas e suas vias assimétricas de ação.
Convocado por Senegal, que preside neste mês o órgão de 15 membros, a reunião busca em particular analisar o impacto dessas atividades dos extremistas nas operações de paz das Nações Unidas, em vias de fortalecer seu mandato.

Na nota conceitual do foro, divulgada aqui pelo país africano, explica-se que a maioria das crises atuais não são internacionais, e envolvem forças governamentais e atores não estatais, os quais recorrem ao terrorismo e aos métodos assimétricos, como os ataques a civis e aos capacetes azuis, para alcançar seus propósitos.

Segundo Senegal, têm essas características os conflitos na República Democrática do Congo, Mali, Sudão do Sul, República Centro-Africana, Somália e Líbano, onde estão empreendidas missões de paz da ONU.

A ameaça dos grupos irregulares e suas táticas terroristas podem ser ilustradas com a situação de Mali, nação na qual perderam a vida, de janeiro de 2015 a novembro de 2016, 34 capacetes azuis e 190 foram feridos.

De acordo com os promotores do debate de hoje, o objetivo do mesmo é avaliar medidas que levem ao fortalecimento da capacidade das forças de paz das Nações Unidas, de neutralizar os desafios assimétricos para que possam cumprir com êxito seu trabalho de proteger a população civil nos cenários de crise.

 

Anúncios

Publicado em 08/11/2016, em ONU. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: