Português Guterres nomeado Secretário Geral ONU de 2017 a 2021

Nações Unidas, 13 out, A Assembleia Geral da ONU nomeou hoje o português António Guterres para o cargo de Secretário Geral da organização, a ser desempenhado pelo período 2017-2021.Resultado de imagen para antonio guterres
O órgão que reúne os 193 Estados membros das Nações Unidas adotou uma resolução de quatro parágrafos que oficializa a designação do ex-primeiro ministro de Portugal (1995-2002) e responsável pela Agência da ONU para Refugiados (2005-2015), bem como a duração de seu mandato.

Guterres, de 67 anos, substituirá a partir de 1 de janeiro o sul-coreano Ban Ki-moon, que no dia 31 de dezembro concluirá seu segundo mandato no cargo, ambos de cinco anos.

O político português apareceu claramente como favorito do Conselho de Segurança nas cinco pesquisas internas que foram realizadas, incluindo a de 5 de outubro, quando as potências com direito a veto (Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido) não bloquearam sua candidatura.

Para se converter no nono Secretário Geral em 71 anos de existência da ONU, Guterres superou outros 12 pretendentes, entre eles a búlgara Irina Bokova, a neozelandesa Helen Clark, a argentina Susana Malcorra, o sérvio Vuk Jeremic, o macedônio Srgjan Kerim e a costa-riquense Christiana Figueres.

Sua vitória frustrou duas reivindicações que dominaram a disputa desde o começo, o chamado a escolher pela primeira vez na história das Nações Unidas uma mulher para o cargo e a respeitar o direito de Europa Oriental a contribuir com o próximo Secretário Geral.

As outras quatro regiões do mundo nas quais se organiza a ONU (África, América Latina e Caribe, Ásia e Europa Ocidental e outros Estados) já tiveram pelo menos um representante no principal posto da organização.

Este ano, a Assembleia Geral da ONU desenvolveu um processo inédito de consultas públicas com os candidatos, com o objetivo de tornar mais transparente uma eleição marcada por críticas, devido ao tradicional protagonismo quase exclusivo do Conselho de Segurança, em especial das cinco potências com o privilégio do veto.

Segundo a Carta das Nações Unidas, a Assembleia indica o Secretário Geral por recomendação do Conselho.

Prensa Latina
Anúncios

Publicado em 13/10/2016, em ONU. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: