Países latinos querem consolidar região como uma “zona de paz”

O encontro que segue até a sexta-feira (23) será palco de debates sobre a importância de consolidar a região como uma zona de paz para fomentar o desenvolvimento pleno do ser humano.

Na ocasião os países participantes devem ratificar o compromisso firmado durante a Segunda Cúpula da Celac (Comunicade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), realizada também em Cuba em janeiro de 2014.

Esta é a primeira vez que estes países se reúnem depois que começou o atual quatro político complexo no continente que vai desde o golpe no Brasil, à vitória de Maurício Macri na Argentina e as tentativas de desestabilização da Venezuela. Desta forma, os delegados pretendem debater formas de desenvolver um novo olhar sobre a região para pensar em soluções.

Entre os principais temas a serem debatidos está as eleições presidenciais nos Estados Unidos e o impacto que o resultado pode causar na América Latina e no Caribe.

Sílvio Platero, presidente do Movimento Cubano pela Paz e a Soberania dos Povos, afirmou em entrevista à Prensa Latina que uma particularidade deste evento é que participam não apenas acadêmicos e estudiosos, mas também representantes de diversos movimentos sociais, operários e camponeses.

Platero ressaltou que entre os presentes se encontra a presidenta do Conselho Mundial da Paz, a brasileira Maria do Socorro Gomes, que será condecorada neste 21 de Setembro — Dia Internacional da Paz, instituído por resolução das Nações Unidas — com a Medalha da Amizade, concedida pelo Conselho de Estado de Cuba.

Como parte do seminário, se desenvolverá igualmente uma campanha nas redes sociais, com o objetivo de difundir os temas relativos ao fim dos conflitos e a não proliferação da violência na América Latina e Caribe.

Portal Vermelho

Anúncios

Publicado em 21/09/2016, em América Latina, Argentina, Brasil, Cuba, Equador, Nicaragua, Peru, Porto Rico, Venezuela. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: