Estudo revela relação entre terremotos e luas cheia e nova

Resultado de imagen para relacion entre terremoto y luna llenaLondres, Um estudo japonês publicado revela a correlação entre os grandes terremotos e as luas cheia e nova, ocasião em que as marés registram tensões elevadas.

A elevação do nível do mar pode afetar aos pequenos tremores em certos lugares, declaram os cientistas em um artigo divulgado na revista Nature Geoscience.

Nesse sentido, consideraram que são mais prováveis durante essas fases da lua grandes terremotos como os que devastaram o Chile em 2010 e o Japão em 2011, assim como os da Falha de San Andrés na Califórnia ou na região de Cascadia da costa oeste da América do Norte.

Como parte da pesquisa, a equipe de Satoshi Ide, sismólogo da Universidade de Tóquio, pesquisou três registros separados de terremotos que cobrem o Japão, Califórnia e o mundo inteiro.

A propósito disso, encontraram que os grandes terremotos como os que afetaram o Chile e Tohoku-Oki originaram-se próximo da hora de máxima deformação das marés, quando o Sol, a Lua e a Terra se alinham.

Por isso destacaram que o número de terremotos de magnitude alta eleva-se a nível mundial quando as forças da maré sobem.

Prensa Latina

Publicado em 16/09/2016, em #mundo, Ciencia. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: