Começa hoje na Venezuela 17ª Cúpula dos Não Alinhados

Até o próximo domingo 18 de setembro, a paz será o reclame principal dos debates previstos em três segmentos consecutivos.

HOJE, terça-feira, 13 de setembro, começa na Ilha Margarita, Venezuela, a 17ª Cúpula do Movimento dos Países Não Alinhados (Mnoal), o segundo maior foro do mundo, formado por 120 integrantes de pleno direito, que representam quase as duas terceiras partes dos membros da Organização das Nações Unidas.

Até o próximo domingo, 18 de setembro, a paz será o reclame principal dos debates previstos em três segmentos consecutivos: Reuniões de Altos Funcionários, Encontro de chanceleres e Cúpula de chefes de Estado e de Governo.

Pela quarta ocasião a América Latina será sede deste encontro multinacional e a Venezuela será o terceiro país da área que assuma sua presidência; pois Cuba assumiu a direção em dois momentos (1979 e 2006) e uma vez a Colômbia (1995).

A designação da Venezuela como presidente do Mnoal significará um momento sem precedentes na diplomacia regional e será um golpe às tentativas da direita internacional de isolá-la politicamente, porque será o terceiro mandato de organismos multilaterais que a nação sul-americana detenha de maneira simultânea, além do Mercosul e a Unasul.

Anúncios

Publicado em 13/09/2016, em América Latina, CELAC. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: