Cuba denuncia extraterritorialidade de política migratória dos EUA

Resultado de imagen para politica migratoria de EU a cubaHavana, A diretora geral dos Estados Unidos do Ministério de Relações Exteriores de Cuba, Josefina Vidal, denunciou hoje o impacto extraterritorial da política migratória da nação norte para a ilha do Caribe.

Vidal compartilhou no Twitter um texto divulgado pelo site Cubadebate que faz referência à petição a Washington por parte de nove países latino-americanos de revisar a política migratória para a maior das Antilhas.

Os nove governos consideraram que essas disposições constituem ‘um estímulo ao fluxo desordenado, irregular e inseguro de cidadãos cubanos’ para os Estados Unidos.

Em tweets anteriores, a funcionária pública apontou que os chanceleres da Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá e Peru enviaram uma carta ao secretário de Estado estadunidense, John Kerry, na qual pediram a revisão da Lei de Ajuste Cubano e a política ‘Pés Secos-Pés Molhados’.

A missiva expressa a preocupação dos governos pelo trânsito irregular de cidadãos cubanos, o qual -afirma- compromete as políticas e esforços por ‘umas fronteiras seguras e livres do crime organizado multinacional’.

Segundo a carta, essas pessoas expõem suas vidas diariamente na tentativa de chegar aos Estados Unidos, são em extremo vulneráveis e vítimas de máfias dedicadas ao tráfico de imigrantes, a exploração sexual e os assaltos coletivos.

‘Esta situação tem gerado uma crise migratória que afeta nossos países’, informa o texto enviado a Kerry.

Agrega que, além da segurança dos cubanos, a política estadunidense afeta à soberania territorial das nações signatárias da carta.

Prensa Latina
Anúncios

Publicado em 31/08/2016, em Cuba-EUA. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: