Chanceler iraniano destaca início de novo capítulo em laços com Cuba

Os ministros de Relações Exteriores do Irã (esquerda), Mohammad Javad Zarif, e de Cuba, Bruno Rodriguez, se cumprimentam em Havana, na segunda (22) (Foto: Yamil Lage/AFP)O chanceler iraniano, Mohammad Javad Zarif, destacou hoje aqui o início de um novo capítulo nas relações de seu país com Cuba, que permitirá fortalecer e ampliar os laços de cooperação e colaboração existentes entre as duas nações.
Em um encontro com seu homólogo cubano, Bruno Rodríguez, Javad comentou que, para concretizar esse objetivo, uma numerosa delegação o acompanha em sua visita, o que permitirá explorar e definir as possibilidades de intensificar a troca bilateral em diversas esferas como indústria, biotecnologia, energia, nanotecnologia, entre outras. Para esse fim, antes do encontro com Rodríguez, participou com seus acompanhantes em um fórum de negócios desenvolvido junto à contraparte cubana no Hotel Nacional.
Para os dois chanceleres, as perspectivas de desenvolvimento que o intercâmbio oferece em âmbitos como o acadêmico, cientista, cultural, econômico e comercial são amplas, e se mostram benéficas para os dois países, com sólidas relações também no plano político, segundo destacaram.

Neste sentido, Rodríguez assinalou que a visita de Javad à ilha, como início de uma viagem latino-americana que também o levará a Nicarágua, Equador, Chile, Bolívia e Venezuela, é expressão do altíssimo nível das relações bilaterais, políticas incluídas, e seu excelente desenvolvimento.

Sublinhou ademais a proximidade de posturas entre Teerã e Havana nos assuntos da agenda internacional, e manifestou a complacência da segunda pelos recentes avanços atingidos pelo país islâmico em sua política exterior.

E ainda, o chefe da diplomacia antilhana reiterou o apoio de Cuba ao direito de todos os países de desenvolver a energia nuclear com fins pacíficos, bem como sua oposição a todas as ações e medidas coercitivas unilaterais, cuja eliminação, disse, defende determinadamente.

Rodríguez agradeceu também a solidariedade do Irã com a maior das Antilhas e expressou o desejo de que se atinjam soluções pacíficas e duradouras para os conflitos do Oriente Médio, sobre a base dos princípios compartilhados.

Por sua vez, Javad apontou elementos comuns que aproximam Cuba e Irã na esfera política.

Demonstramos, avaliou, que com base na resistência e no apego aos princípios, é possível defender os interesses genuínos de nossos povos, frente às atrocidades do imperialismo.

Por isso, sempre quisemos estar ao lado do povo cubano, concluiu.

Prensa Latina
Anúncios

Publicado em 25/08/2016, em Cuba, Irã. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: