OMS: Cubanos devem estar orgulhosos de seus médicos

O representante na Bolívia da Organização Mundial da Saúde elogiou a implementação em Cuba do Programa do médico e enfermeira da família como modelo de atenção primaria.

O representante da Organização Mundial da Saúde (OMS), Fernanando Leanes, assegurou que o povo cubano deve sentir-se orgulhoso do trabalho humanitário desempenhado por seus médicos nesta nação andina.

Em declarações à Prensa Latina, no contexto da Feira Internacional de Saúde, dedicada a Fidel Castro, Leanes destacou o contributo do país caribenho para o bem-estar de outros estados.

A iniciativa realizada desde o sábado, 20 de agosto, na localidade de Lauca Ñ, na província de Chapare, do departamento de Cochabamba, faz parte de uma ampla jornada de comemorações pelo aniversário do líder da Revolução Cubana e o 191º aniversário da independência da Bolívia.

A iniciativa, fruto do trabalho conjunto de ambas as nações, tem evolucionado satisfatoriamente, afirmou Leanes, quem também é representante da Organização Pan-americana da Saúde.

Igualmente, elogiou a implementação em Cuba do Programa do médico e enfermeira da família, como modelo de atendimento primário.

“É uma grande satisfação para qualquer cubano como esse esquema se espalha na Bolívia. Não só se trata do trabalho dos médicos nesta feira, senão da continuidade da mesma no cotidiano”, assinalou.

É admirável que haja profissionais bolivianos graduados na Escola Latino-americana de Medicina em Cuba, formados com os mesmo princípios éticos e humanistas de seus colegas do país antilhano.

Segundo uma informação da Brigada Cubana na Bolívia, no dia 20 de agosto foram atendidos 5.189 pacientes, deles 908 em oftalmologia, 274 em pediatria, 205 em ortopedia, 192 em cardiologia, 524 em odontologia 253 em medicina interna.

Anúncios

Publicado em 22/08/2016, em Bolivia, Ciencia, Cuba, OMS. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: