África do Sul celebra Dia de Nelson Mandela

Toda a África do Sul celebra hoje o Dia de Mandela, por ocasião dos 98 anos de nascimento de quem foi o ícone da luta contra o apartheid e primeiro presidente democraticamente eleito da chamada nação arco-íris.

O festejo – em nível internacional – é tema aqui nos diferentes meios de imprensa, em especial na televisão, que dedica seus principais espaços noticiosos para ressaltar o legado do falecido líder e refletir sobre o que acontece no país.

Uma particularidade desta segunda-feira é que milhares de estudantes retornaram às suas escolas após as férias de inverno.

O presidente Jacob Zuma enviou uma mensagem aos sul-africanos na qual pede para aproveitar o Dia de Mandela e encontrar algo significativo a fazer pela memória de Madiba.

A cada 18 de julho, a Organização das Nações Unidas (ONU) une-se ao apelo da fundação que leva seu nome para dedicar 67 minutos a ajudar aos demais, homenageando Nelson Mandela em seu dia.

Durante 67 anos Mandela dedicou sua vida a serviço da humanidade, como advogado defensor dos direitos humanos, como preso nos cárceres do apartheid, trabalhando pela paz, e como primeiro presidente negro de uma África do Sul livre.

Sua morte em 2013 causou comoção mundial, mas Tata Madiba, como o recordam com carinho, continua convocando, em especial quando se fala de unidade nacional, justiça, igualdade, reconciliação e paz.

O Dia Internacional (ou Dia de Mandela) foi declarado oficialmente pela ONU em novembro de 2009.

Prensa Latina

Anúncios

Publicado em 18/07/2016, em África do Sul, Nelson Mandela, ONU. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: