Colombianos mais otimistas sobre o processo de paz, revela pesquisa

Bogotá, O pacto sobre o fim do conflito com as insurgentes FARC-EP aumentou o otimismo dos colombianos a respeito do processo de paz em comparação com etapas anteriores, revelou a pesquisa bimestral Gallup, com repercussão hoje em noticiários do país.

Segundo a pesquisa realizada entre os dias 21 de junho e 2 de julho, 60% dos entrevistados acreditam que Governo e guerrilha podem vir a finalizar as conversas em Cuba este ano com a assinatura da paz.

Tal resultado representa um aumento notável da confiança nessas gestões, pois na anterior pesquisa somente 28% se mostraram esperançosos com essa possibilidade.

Porta-vozes do Executivo e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (FARC-EP) subscreveram um consenso em Havana no final de junho que inclui os termos e o roteiro para o cessar-fogo bilateral e a deposição de armas ou desarmamento desses guerrilheiros, assim como as condições de sua verificação com apoio das Nações Unidas.

50% dos entrevistados afirmou que os diálogos entre ambas partes seguem na direção certa, anteriormente a aprovação chegou apenas a 27%.

A tais estatísticas soma-se o fato de que 69% dos participantes na pesquisa defenderá a insistência dos diálogos até alcançar uma solução política ao conflito bélico, 17 pontos acima do registro de maio, realizado também pelo instituto Gallup Colômbia.

Adicionalmente, a pesquisa refletiu que os cidadãos apostam nas reuniões com o Exército de Libertação Nacional (ELN), em busca de uma paz completa.

Sete em cada dez pessoas, dentro da mostra selecionada, afirmou apoiar o início de reuniões oficiais com esse grupo insurgente, menos numeroso que o primeiro mas igualmente ativo há mais de 50 anos.

A guerra já deixou 300 mil mortos, quase 7 milhões de deslocados de seus lugares de origem e pelo menos 45 mil desaparecidos.

Com sede permanente na capital cubana, os diálogos entre representantes governamentais e das FARC-EP começaram em 2012 e – a julgar por seus progressos – podem terminar satisfatoriamente em data próxima depois de ter conciliado posições, também, nos temas de reforma agrária integral, participação política, combate ao tráfico ilícito de drogas e vítimas.

Todavia, os anunciados ciclos de discussões com o ELN ainda não têm cronograma.

Prensa Latina

Anúncios

Publicado em 07/07/2016, em Colombia. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: