ONU elege cinco membros não permanentes do Conselho de Segurança

Consejo Seguridad ONUNações Unidas, A Assembleia Geral das Nações Unidas elege hoje cinco membros não permanentes do Conselho de Segurança, que exercerão seu mandato de 1 de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2018.

Segundo a rotação por regiões no órgão de 15 países, os assentos em disputa são um pela África, ocupado atualmente por Angola, um pelo Grupo Ásia-Pacífico, no poder da Malásia, um da América Latina e do Caribe, coberto pela Venezuela, e dois para a Europa Ocidental e outros Estados, exercidos por Espanha e Nova Zelândia.

O grupo da Europa Oriental, representado pela Ucrânia, não tem assentos em jogo em 2016, já que realiza a votação em anos alternados.

Etiópia e Bolívia não parecem ter rivais, a partir dos acordos que costumam se negociar por área geográfica.

Ambos países já serviram no Conselho de Segurança em duas ocasiões, a nação africana nos períodos 1967-1968 e 1989-1990, enquanto o Estado sul-americano em 1964-1965 e 1978-1979.

A situação é diferente nas outras áreas, com Cazaquistão e Tailândia optando pela vaga de Ásia-Pacífico, e Holanda, Itália e Suécia fazendo-o pelas duas da Europa Ocidental.

O atual Conselho é integrado por Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França, os cinco membros permanentes com direito a veto; e Angola, Egito, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Senegal, Espanha, Ucrânia, Uruguai e Venezuela, em poder dos assentos rotativos.

Nos últimos anos, uma das reivindicações recorrentes na ONU é a reforma do Conselho de Segurança, em vias de se converter em um órgão mais democrático, transparente e representativo.

Destacam entre as demandas a ampliação dos integrantes, a eliminação ou regulação do veto e um maior nível de coordenação com outros órgãos das Nações Unidas, em particular a Assembleia Geral.

Prensa Latina

Anúncios

Publicado em 29/06/2016, em ONU. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: