Agradecem ajuda médica cubana a numerosos países

COCHABAMBA, Bolívia.— A diretora da Organização Pan-americana da Saúde (OPS), Carissa Etienne, agradeceu, em 28 de junho, a ajuda de Cuba tanto na formação de profissionais como no envio de médicos a inúmeros países do mundo.

Ao participar na cidade de Cochabamba do encerramento do Primeiro Encontro Internacional de Experiências em Atendimento Primário de Saúde, Etienne indicou que somente no Brasil há mais de 10 mil trabalhadores cubanos da saúde.

A ajuda médica chega também a El Salvador, Nicarágua, Equador, e a pequenos países caribenhos como a Dominica, disse a diretora da OPS.

“Aqui na Bolívia há 706 colaboradores cubanos e cerca de uma centena deles está inserida em ‘Minha Saúde’, programa muito similar ao do médico e a enfermeira da família na Ilha”.

A diretora da OPS destacou, ainda, o programa de formação de especialistas em Cuba, o qual tem permitido a graduação de muitos médicos bolivianos nesse país.

A PL precisa que a colaboração cubana com as nações do denominado Terceiro Mundo começou em 1960 com o envio de um grupo de emergência ao Chile para atender às vítimas de um terremoto que matou milhares de pessoas e em 1963 chegou a primeira brigada médica permanente à Argélia, recentemente independente.

Desde então, os profissionais cubanos prestaram seus serviços em mais de 120 países.

A diretora da OPS afirmou que as Américas estão diante de uma conjuntura política e econômica que coloca grandes desafios para continuar o avance rumo à saúde universal.

No encontro de atendimento primário participaram delegados do Equador, Venezuela, Cuba, Nicarágua e o Brasil, além do país anfitrião.

Etienne, ressaltou, também, que as políticas implementadas pelo governo boliviano para estender o atendimento médico a todas as comunidades vão pelo caminho certo.

Nesse sentido, reconheceu os avanços da nação sul-americana na redução da desnutrição, a mortalidade infantil, a pobreza, o analfabetismo e as assimetrias na distribuição das receitas.

Anúncios

Publicado em 29/06/2016, em América Latina, Bolivia, Ciencia, Cuba. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: