Raúl recebe título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Panamá

PANAMÁ.— O título de Doutor Honoris Causa da Universidade do Panamá, conferido ao presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros da República de Cuba, Raúl Castro Ruz, foi entregue em 27 de junho, em uma cerimônia emotiva, efetuada nesse centro de altos estudos.

O maior reconhecimento honorífico e acadêmico que entrega esta Universidade foi outorgado por unanimidade ao presidente cubano, pela postura política internacional exemplar para promover o diálogo e o entendimento entre diversas correntes do continente.

Além do mais, pela certeira política do governo na criação de fóruns de concertação como Petrocaribe, ALBA e a Caricom, através dos quais nosso país promove programas de solidariedade encaminhados a melhorar a educação e a saúde dos povos, segundo refere o documento correspondente.

Em suas palavras de reconhecimento, o reitor do alto centro docente, Gustavo García Paredes, disse que após o triunfo revolucionário de 1º de janeiro de 1959 na Ilha, os povos começaram a pensar de outro modo, ao tempo que limpou o caminho para o início de processos de libertação nacional na região.

O acadêmico afirmou que o presidente Raúl Castro foi capaz de restabelecer as relações com os Estados Unidos sem abrir mão da dignidade e dos princípios da Revolução.

O primeiro vice-presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, recebeu a distinção em nome do companheiro Raúl e destacou que a mesma constitui um símbolo da amizade e de semelhanças históricas entre os povos de Cuba y Panamá.

Em agradecimento, Díaz-Canel expressou a honra de receber tal distinção das mãos das mais altas autoridades desse centro docente, ligado às lutas revolucionárias pela soberania e a devolução da zona do Canal.

Disse que para os cubanos esta Universidade guarda um simbolismo histórico, pois foi testemunha ativa da batalha por prender e julgar os responsáveis pela tentativa de atentado contra o então presidente Fidel Castro, durante a Cúpula Iberoamericana desenvolvida aqui em novembro de 2000.

“Esta universidade tem sido palco de importantes fatos e acontecimentos associados à emancipação do continente, mas também tribuna da luta do povo panamense por sua soberania”, destacou Díaz-Canel.

Anúncios

Publicado em 28/06/2016, em Cuba, Panamá. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: