Valdés Mesa realça nexos entre Partidos Comunistas da China e Cuba

Pequim, O Partido Comunista de Cuba (PCC) e o Partido Comunista de China (PCCh) gozam de plena maturidade e confiança política mútua baseados em um fluído intercâmbio, expressou hoje aqui o vice-presidente cubano Salvador Valdés Mesa.

Ao ser recebido nesta capital por Song Tao, chefe do Departamento Internacional do Comitê Central do PCCh, na sede essa organização, o também membro do Buró Político do PCC, transmitiu saudações fraternal, amistoso e revolucionário do Partido e povo cubanos.

As relações entre Cuba e China não dependem de contingencias nem conjunturas efêmeras, porquanto têm um embasamento e profundas raízes históricas, expôs o alto servidor público da ilha caribenha.

Valdés Mesa expressou o orgulho porque Cuba foi o primeiro país do hemisfério ocidental em reconhecer e estabelecer relações diplomáticas com a República Popular Chinesa (em 1960), o que considerou uma humilde contribuição à abertura dos laços entre o gigante asiático e América Latina e o Caribe.

Nossas relações baseiam-se em uma admirável e profunda amizade entre ambos partidos, governos e povos, e contam com a prioridade e atenção pessoal das máximas autoridades de ambos territórios. Estes nexos projetam-se na atualidade com muita vitalidade para o futro sobre a base do legado que nos deixaram as dirigências históricas dos dois partidos, enfatizou.

A seu julgamento, as relações inter partidárias são o embasamento e pilar fundamental de de as relações de amizade próxima entre esta milenar nação e a ilha caribenha. Ao respeito, explicou que as duas partes sustentam um modelo de vínculos cimentados em intercâmbios sistemáticos sobre os resultados derivados dos importantes eventos partidários.

De acordo com o vice-presidente, sua presença neste território constitui um exemplo desses intercâmbios depois que o objetivo principal de sua visita aqui seja informar os resultados atingidos no VII Congresso do PCC realizado em abril passado em Havana.

O VII Congresso do PCC validou dar continuidade à atualização de nosso modelo de desenvolvimento econômico e social com o objetivo de fazer irreversível o processo da construção de um socialismo próspero e sustentável em Cuba, recalcó.

De igual modo, detalhou que no modelo de intercâmbio que compartilham as duas organizações políticas, se analisam experiências e realidades dos processos que desenvolvem ambos países, adaptando às características e as condições próprias.

Adiantou que depois de sua visita a Beijing, se realizará um seminário científico teórico entre o PCCh e o PCC, que terá lugar em Havana proximamente e será o segundo de seu tipo.

Refletiu que depois de se realizar o VII Congresso do PCC e se aprovar o XIII Plano Quinquenal pelo governo chinês para o período 2016- 2020, se criam as condições para seguir aprofundando e consolidando os vínculos bilaterais em todos os campos.

Ao concluir sua fala, aproveitou para felicitar o PCCh em vésperas do aniversário 95 de sua fundação e desejar-lhe sucessos a esse agrupamento.

A mencionada comemoração celebra-se o próximo 1 de julho, e é um evento crucial na vida política deste país, além de trazer consigo uma campanha destinada a fortalecer a confiança no caminho, a teoria e o sistema do socialismo com características chinesas.

Por sua vez Song ponderou a visita de Valdés Mesa que dá cumprimento a uma importante prática entre ambos partidos políticos de se informar reciprocamente sobre os eventos e avanços de cada agrupamento.

Opinou que esta visita ajudará a aumentar o conhecimento e confiança mútuos e elevará a tradicional amizade entre os dois partidos, povos e governos.

Valdés Mesa chegou a este país o passado 24 de junho como enviado especial do presidente de Cuba Raul Castro para informar às autoridades chinesas os resultados do VII Congresso do PCC, começando seu périplo pela municipalidade de Shanghai, onde se fundou o PCC faz 95 anos.

Prensa Latina

Anúncios

Publicado em 27/06/2016, em China, Cuba. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: