Acidificação das águas ameaça a espécies marinhas

Os oceanos absorvem o 25% do dióxido de carbono (CO2)que se emite à atmosfera, o que causa a acidificación do mar a velocidades sem precedentes.

Espécies marinhas tornam-se a cada vez mais vulneráveis aos predadores, por causa da crescente acidificación dos oceanos, divulgou hoje a Universidade de Chicago, nos Estados Unidos .

Como consequência desse fenômeno, os mexilhões, as ostras e certas variedades de algas, apresentam dificuldades para produzir suas conchas e esqueletos de carbonato de calcio, indicou em Internet uma equipe de pesquisadores do referido centro.

Para sua investigação, os especialistas compararam as conchas de mexilhões vivos extraídos da costa do Pacífico com instâncias recolhidas pelos indígenas americanos há mais de mil anos.

Como resultado, comprovaram que as capa protetoras das espécies atuais são mais delgadas. Isto é, os mexilhões encontram-se em processo de dissolução lenta no ácido no que habitam, precisaram.

De acordo com os especialistas, a diminuição da espessura das conchas faz que os mexilhões sejam mais vulneráveis aos depredadores e as perturbações ambientais.

Também argumentaram que este fato pode afetar sua interação com outras espécies marinhas. Os cientistas advertiram que isso é alarmante, porque demonstra que as mudanças ambientais afetam a vida marinha.

Explicaram que os oceanos absorvem o 25% do dióxido de carbono (CO2)que se emite à atmosfera, o que causa a acidificación do mar a velocidades sem precedentes.

Prensa Latina

Anúncios

Publicado em 18/06/2016, em #mundo, Ciencia, EUA, Variado. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: