Termina reunião na ONU sobre HIV/AIDS com compromisso de erradicação

Nações Unidas, A Assembleia Geral da ONU encerra hoje uma reunião de alto nível sobre a luta contra HIV/AIDS, foro de três dias no qual os Estados membros reafirmaram o compromisso de erradicar a epidemia.

A jornada final do evento reserva um painel dedicado a analisar a prevenção de novas infecções em meninas, adolescentes e mulheres jovens, bem como uma sessão plenária para escutar ministros, servidores públicos e diplomatas que ainda não intervieram em nome de seus governos.


Nos dois dias anteriores, os participantes compartilharam critérios em quatro painéis sobre financiamento, os esforços para não deixar ninguém para trás na luta contra a doença e as metas de desenvolvimento sustentável vinculadas à doença.

O momento auge do foro foi pouco depois de sua abertura, quarta-feira passada, quando a comunidade internacional adotou uma Declaração Política reafirmando a vontade de até 2030 acabar com o HIV/AIDS, epidemia responsável por mais de 34 milhões de mortes desde 1981.

Entre seus 79 pontos, a iniciativa inclui o chamado a intensificar os esforços em matéria de prevenção, tratamento e programas de apoio, para assim reduzir as novas infecções, aumentar as expectativas e a qualidade de vida de pessoas com o vírus e de promover os direitos humanos dos afetados e seus familiares.

Também defende a necessidade de potencializar a cooperação internacional perante um problema de saúde “que continua representando uma ameaça global” e de não deixar ninguém para trás no combate à doença.

A Declaração também reconhece que a pobreza e os problemas de saúde estão muito relacionados, e particularmente o impacto do HIV/AIDS na África subsaariana.

Chefes de Estado e ministros aqui presentes, fundamentalmente de países em desenvolvimento, exigiram apoio com financiamento e tecnologia para cumprir a meta de derrotar a doença.

Prensa Latina

Anúncios

Publicado em 10/06/2016, em Ciencia, ONU. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: