Cuba chama a impulsionar reivindicações dos países do Sul na OIT

Genebra, 8 jun (Prensa Latina) Cuba chamou aqui a continuar promovendo as reivindicações das nações do Sul na Organização Internacional do Trabalho (OIT), durante uma reunião de ministros do setor do Movimento de Países Não Alinhados (Mnoal).

O Movimento tem um grande potencial para contribuir de maneira substantiva às discussões convocadas nestes dias, expressou a ministra cubana de Trabalho e Segurança Social, Margarita González, ao intervir na reunião realizada no contexto da 105Â� Conferência Internacional do Trabalho que continua hoje suas sessões nesta cidade suíça.


Nesse sentido, fez referência à ampla quantidade de membros, diversidade, experiências e tradições em matéria política, econômica, social e cultural.

González destacou a necessidade do Mnoal continuar impulsionando na OIT, com maior dinamismo, temas de primordial importância para os países do Sul, tais como a democratização do Conselho de Administração da OIT (principal órgão de tomada de decisões nos períodos entre Conferências).

Também mencionou temas como a reforma dos métodos de trabalho e o funcionamento dos órgãos encarregados da supervisão, assim como o cumprimento pelos governos das Normas Internacionais, com o objetivo de que as discussões e decisões se realizem sobre a base dos princípios de transparência, objetividade, imparcialidade e não politização.

A ministra reafirmou o compromisso de Cuba com a defesa das posições do Movimento na OIT e defendeu maior unidade e cooperação entre seus Estados membros, de maneira que os interesses e prioridades dos países em desenvolvimento sejam tomados em conta no contexto desta Organização.

Os ministros participantes do encontro aprovaram um projeto de Declaração que inclui as posições desse grupo de Estados nos principais temas de seu interesse no âmbito do mundo do trabalho.

O documento condena a implementação de medidas coercitivas unilaterais que impactam negativamente a realização do direito ao desenvolvimento e o direito ao trabalho, segundo um comunicado da Missão Permanente de Cuba em Genebra.

Anúncios

Publicado em 09/06/2016, em Cuba. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: