Sessão da ONU para o Meio ambiente
Nairóbi, 26 mai. A segunda sessão da Assembleia das Nações Unidas para o Meio ambiente (UNEA-2) celebra sua quarta jornada nesta capital, direcionada a reunir ações para fazer frente aos grandes desafios ambientais do planeta.
Com a participação de chefes de Estado e de Governo e representantes da sociedade civil, o fórum continua com a análise de temas centrais como aquecimento dos oceanos, produção e desperdícios de alimentos, saúde e meio ambiente, entre outros.
O encontro, considerado o mais elevado do mundo na tomada de decisões ambientais, alertou ontem sobre os sistemas atuais de produção de alimentos que provocam 60 por cento da perda de biodiversidade a nível global.
Essa realidade é consequência do desflorestamento para a agricultura, superexploração de pesqueiros e contaminação de solos e aquíferos, assinalaram os participantes no contexto do Painel Internacional de Recursos.
Por isso, a ocasião foi propícia para instar aos 193 Estados Membros da ONU a transformar todos as partes da rede de fornecimentos, da produção até o transporte e a venda, para reduzir a impressão ecológica e combater a fome.
A propósito do tráfico ilegal de animais silvestres, a UNEA-2 nesta quarta-feira também lançou uma campanha contra essa prática com o apoio de nove celebridades de todo o mundo.
A iniciativa, impulsionada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio ambiente (Pnuma), prevê comprometer milhões de pessoas a que tomem medidas para erradicar este comércio ilícito, o quarto maior do mundo depois das armas, drogas e tráfico humano.
E ainda, o fórum apresentou um relatório sobre a contaminação do ar, que causa anualmente sete milhões de mortes em todo o planeta.
Se não forem aplicadas as políticas ambientais adequadas, esta emergência de saúde pública global poderia se agravar, sublinhou o documento.
As jornadas da UNEA-2, que terminarão aqui amanhã, na sextas-feira, na sede do Pnuma, definirão a contribuição desse Programa ao cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 adotada no ano passado na Assembleia Geral da ONU.
O evento concluirá com o lançamento de um relatório temático da ONU, a nível global, sobre saúde e meio ambiente. (Prensa Latina)
Publicado em 27/05/2016, em ONU. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.
Deixe um comentário
Comentários 1