Sessão da ONU para o Meio ambiente

Imagen activaNairóbi, 26 mai.  A segunda sessão da Assembleia das Nações Unidas para o Meio ambiente (UNEA-2) celebra sua quarta jornada nesta capital, direcionada a reunir ações para fazer frente aos grandes desafios ambientais do planeta.

Com a participação de chefes de Estado e de Governo e representantes da sociedade civil, o fórum continua com a análise de temas centrais como aquecimento dos oceanos, produção e desperdícios de alimentos, saúde e meio ambiente, entre outros.

O encontro, considerado o mais elevado do mundo na tomada de decisões ambientais, alertou ontem sobre os sistemas atuais de produção de alimentos que provocam 60 por cento da perda de biodiversidade a nível global.

Essa realidade é consequência do desflorestamento para a agricultura, superexploração de pesqueiros e contaminação de solos e aquíferos, assinalaram os participantes no contexto do Painel Internacional de Recursos.

Por isso, a ocasião foi propícia para instar aos 193 Estados Membros da ONU a transformar todos as partes da rede de fornecimentos, da produção até o transporte e a venda, para reduzir a impressão ecológica e combater a fome.

A propósito do tráfico ilegal de animais silvestres, a UNEA-2 nesta quarta-feira também lançou uma campanha contra essa prática com o apoio de nove celebridades de todo o mundo.

A iniciativa, impulsionada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio ambiente (Pnuma), prevê comprometer milhões de pessoas a que tomem medidas para erradicar este comércio ilícito, o quarto maior do mundo depois das armas, drogas e tráfico humano.

E ainda, o fórum apresentou um relatório sobre a contaminação do ar, que causa anualmente sete milhões de mortes em todo o planeta.

Se não forem aplicadas as políticas ambientais adequadas, esta emergência de saúde pública global poderia se agravar, sublinhou o documento.

As jornadas da UNEA-2, que terminarão aqui amanhã, na sextas-feira, na sede do Pnuma, definirão a contribuição desse Programa ao cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 adotada no ano passado na Assembleia Geral da ONU.

O evento concluirá com o lançamento de um relatório temático da ONU, a nível global, sobre saúde e meio ambiente. (Prensa Latina)

Anúncios

Publicado em 27/05/2016, em ONU. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: