Cuba defende sistemas de saúde que garantam cobertura universal

Imagen activa

Genebra, 25 mai  Cuba defendeu aqui a construção de sistemas de saúde que garantam a cobertura universal, perante a IX Reunião de Ministros do setor do Movimento de Países Não-Alinhados.

A adoção da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável constitui um compromisso para todos os Estados Membros do Movimento, expressou o ministro cubano de Saúde Pública, Roberto Morales, ao intervir na Reunião realizada no contexto da 69a Assembleia Mundial do setor que continua hoje suas sessões nesta cidade suíça.

Nesse sentido, Morales destacou a importância de trabalhar de forma coordenada para conseguir o objetivo de colocar a saúde no centro das políticas sociais e públicas.

Levar a cabo estas medidas constitui um desafio, já que devem ser realizadas em um contexto internacional caracterizado por desigualdades sociais e inequidades em matéria de acesso à saúde, enfatizou.

O servidor público insistiu na importância de desenvolver recursos humanos como elemento essencial na implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável relacionado com esta matéria.

Citou como exemplo que em Cuba a taxa de médicos por cada 10 mil habitantes cresceu a 78,4; a de estomatólogos a 15,6 e a de enfermeiras a 80,2. Afirmou também que nestes momentos se formam no país caribenho como profissionais na área 10.476 estudantes de 136 países.

Denunciou que a implementação de políticas migratórias seletivas e de programas de estímulo direto e indireto à emigração de pessoal qualificado em saúde afeta a meta dirigida à capacitação e retenção desse pessoal nos países.

A respeito da cooperação Sul-Sul, Morales reiterou o compromisso da ilha de compartilhar suas experiências positivas neste campo, bem como de favorecer a implementação de novas formas de colaboração entre os países em desenvolvimento.

A reunião aprovou uma declaração que expressa a visão e as prioridades identificadas pelo Movimento para atingir estes objetivos, detalha um comunicado da Missão Permanente da maior das Antilhas em Genebra.

A Assembleia, principal órgão de tomada de decisões da Organização Mundial da Saúde, está prevista para continuar nesta cidade suíça até 28 de maio.

Publicado em 26/05/2016, em Bolivia, Cuba. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário