O ministro das Relações Exteriores do Brasil Mauro Vieira elogiou em Cuba a “grande ajuda” cubana no programa “Mais médicos”

 

O ministro das Relações Exteriores afirmou que o programa Mais Médicos “permitiu que os brasileiros das áreas mais remotas, mais distantes, tenham atenção médica de qualidade”

Por:  Bernardo Dantas

Chegada de medicos cubanos que participam do programa mais medicos do governo federal, em agosto de 2013

O Brasil conseguiu levar serviço de saúde de qualidade às zonas mais remotas de seu território graças a um contingente de 12 mil médicos cubanos, destacou, nesta quarta-feira (25/11), o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, durante visita a Havana.

Vieira elogiou a “grande ajuda” cubana no programa “Mais médicos”, que até o momento causou polêmica no Brasil devido às condições trabalhistas dos médicos da ilha, que recebiam salários inferiores a outros especialistas estrangeiros contratados na iniciativa.

Como resposta às críticas, o governo fez ajustes ao ingresso dos especialistas cubanos, cuja contratação no exterior representa a principal fonte de renda para Havana, cerca de 10 bilhões de dólares ao ano. O programa de cooperação entre os dois países está ativo desde agosto de 2013.

“É preciso fazer um registo muito especial da grande participação e grande ajuda que Cuba oferece ao programa brasileiro “Mais médicos”, com um contingente de médicos ao redor de 12 mil”, afirmou Mauro Vieira durante um encontro com seu homólogo cubano, Bruno Rodríguez.

Esta cooperação – acrescentou Vieira – “permitiu que os brasileiros das áreas mais remotas, mais distantes, tenham atenção médica de qualidade”.

O chanceler cubano comentou: “temos uma intensa cooperação bilateral, da qual nossos povos se beneficiam, especialmente no âmbito da saúde, que nos propusemos a manter e aprofundar”.

Depois da Venezuela, o Brasil é o país onde mais trabalham médicos cubanos. No total, são mais de 50 mil médicos em 66 países da América Latina, África e Oriente Médio.

Com informaçoes das Agencias

Anúncios

Publicado em 26/11/2015, em América Latina, Brasil, Cuba, História, Pátria Grande, Político, Variado e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: